segunda-feira, 4 de março de 2013

Mi Buenos Aires Querida!


Para começar bem 2013, nada melhor que uma viagem. Melhor ainda: uma viagem gastronômica! Para quem curte um roteiro desses, sem dúvida, Buenos Aires é fantástica: uma cidade com ar europeu, plana, repleta de cafés e restaurantes maravilhosos, alguns com quase um século de vida, e, acima de tudo, muito barata. Sim, não é à toa que a cidade portenha é o roteiro preferido dos brasileiros.
Fui acompanhada e a viagem não foi planejada. Tivemos indicação de dois restaurantes, sendo que um deles estava fechado para férias e o outro foi um dos destaques da viagem. E o mais divertido foi andar com o mapa na mão e escolher os destinos conforme o passeio foi acontecendo.
Ficamos hospedados em um ótimo hotel, o Palace Regente (todos os endereços e websites dos lugares, que eu mencionar aqui, estão no fim do post). Com café da manhã incluso, WI-FI gratuito no saguão, quartos confortáveis – eu fiquei no mais simples, com televisão, ar condicionado, cofre, cama queen size –, é considerado quatro estrelas e o preço é excelente. As reservas foram feitas pelo site e não tive nenhum problema durante toda a estadia.

Para não encarecer a viagem, a opção foi fazer uma boa refeição, em um bom restaurante, e a outra mais simples, com baixo custo. Acabamos comendo pizza na maioria dessas refeições baratas, pois há vários lugares que oferecem promoções com 2 pedaços de pizza e um refrigerante por menos de R$ 10. Vale ressaltar que a pizza de lá não é boa: a massa é grossa, estilo pan, com pouco molho, e recheio exagerado e desequilibrado na maioria das vezes. Apenas uma das pizzas que experimentamos era razoável – no Politeama.

O primeiro restaurante da viagem, foi o Los Chilenos. Só pelo nome, pode-se inferir o tipo de culinária que lá é servida. Pequeno, com ambiente aconchegante, fomos servidos por um senhor muito simpático. Pedimos vinho para beber – sim, em Buenos Aires, vinho é muito mais barato que água, acreditem se quiser. Os pratos, foram:
  • Bife de chorizo com purê de batatas: correto, ao ponto, faltava sal. O purê de batatas estava cremoso, firme e tinha um leve toque de alho.
  • Bife de vitela com batatas fritas: bife fino, temperado com ervas aromáticas, também faltava sal; gostoso. As batatas não vieram crocantes e algumas estavam com muito óleo.
Importante saber que o couvert (cubierto, lá) é obrigatório, e é cobrado e servido em todos os restaurantes. No valor, está incluso a manutenção da toalha, guardanapos, copos, pratos e talheres que você está usando, além da cesta de pães e torradas, acompanhados com manteiga.

Os destaques da viagem, foram os seguintes restaurantes:

La Chacra: o último e o mais caro de todos, fechou a viagem com chave de ouro. Logo na entrada, podemos ver diversas carnes sendo preparadas em um “fogo de chão”, o que chama muito a atenção de quem passa, além de outras sendo preparadas na grelha. O ambiente interno é amplo, cheio de peças empalhadas, dá a impressão que se está em uma taberna, apesar de ser bem claro lá dentro. O serviço foi ótimo, os pratos, fantásticos. Como cortesia do Hotel Regente, ganhamos uma taça de champagne para cada um.
  • Bife Kabur
    Empanada de carne: assada, levemente temperada, foi uma das melhores.
  • Bife Kabur (bife de chorizo a la pimienta negra, hongos en salsa al vino tinto y papas a la crema): o melhor prato da viagem. A carne estava saborosa, macia, o ponto perfeito, só faltava um pouco de sal. O creme com vinho tinto e shitake, harmonizaram de uma forma incrível com a carne, que veio acompanhada com batatas cozidas, servidas com creme branco e pequenas tiras de pimentão.
  • Matambre tiernizado, com guarnición e salsa criolla: servido no rechaud, o matambre dos argentinos é uma carne retirada da região da costela, e vem de matar+hambre, “matar a fome”. É uma carne muito comum e popular na Argentina e no Uruguai. A salsa criolla é o nosso vinagrete, e esse estava muito equilibrado e saboroso. O prato é simples, mas muito bom. A carne estava macia, ao ponto, com pouco sal também.


Almoço na Parrilla Peña
Parrilla Peña: segundo melhor lugar que visitamos e indicação de um amigo (obrigada, Rui!), de ambiente simples, informal e familiar, com ótimo serviço e variada carta de vinhos. Como cortesia da casa, uma empanada de carne frita é servida de entrada.
  • Salada completa: fresca, com muitas variedades de folhas, legumes, tubérculos e tomate, é muito bem servida e você pode pedir que venha temperada com o vinagre de vinho da casa, que é saboroso e não muito ácido.
  • Bife de tira: veio ao ponto, grelhado, é uma carne mais firme, da região da costela.
  • Detalhe do Bife de Chorizo
    Bife de chorizo: muito bom, tenro, grelhado, ao ponto, foi o destaque desse restaurante. Parte da gordura foi retirada antes de servir, e eu gostei muito disso, pois, apesar de toda boa carne ser feita com a gordura, não gosto de ter que tirá-la no meu prato.

Almacén Suipacha: neste aqui, tivemos a oportunidade de ir no almoço, quando a casa fica simplesmente lotada, e onde é servido um menu executivo com bebida (água ou vinho), entrada, prato principal e sobremesa, por um preço mais que justo; e no jantar, onde pode-se pedir a la carte. Sobre o menu executivo, os pratos eram menores e estão inclusos diversos tipos de carnes e massas.

No jantar, pedimos os seguintes pratos:
  • Bife de chorizo: veio correto, ao ponto, com pouco sal e muita gordura.
  • Lasanha Porteña
    Lasanha porteña: destaque do dia, a base dessa lasanha era uma massa semelhante a de panqueca,  intercalada com camadas de presunto e queijo, com uma camada a base de batata com ricota, muito bem temperada, coberta com molho bechamel com espinafre e ervas aromáticas.  Simplesmente fabulosa!

Mostarda caseira do Edelweiss
O último restaurante de destaque na viagem foi um alemão, o Edelweiss. O lugar é todo decorado com objetos referentes à Alemanha (claro!), possui diversas mesas e a mostarda caseira deles é divina! Juntamente com o couvert, logo é servida em um pote grande – que pensamos, inicialmente, que fosse um exagero, mas no fim das contas, foi-se mais da metade do pote na refeição!
  • Eisbein: primeira vez que o experimentei cozido. Muito gostoso, tenro, mas ainda assim, prefiro a sua versão assada.
  • Medalhão de porco com molho de ameixas
    Medalhão de porco servido com molho de ameixas e purê de maçã: saboroso, mas muito doce o conjunto. Vale a pena experimentar com a mostarda, pois ela transforma esse doce em agridoce, enriquecendo o prato e tornando-o menos enjoativo.

Empanadas do Los Remolinos
Detalhe: empanda do Los Remolinos
Sobre as populares empanadas, as mais gostosas compramos em promoção no restaurante em frente ao hotel, Los Remolinos. A de carne é especialmente maravilhosa, muito bem temperada, lembra um chilli.

Em geral, o custo benefício foi excelente. Nunca comi em São Paulo tão bem quanto comi em Buenos Aires e por um valor tão baixo. Vale a pena se programar e ir conhecer a capital portenha, sem dúvida!
Basicamente, ficamos na região central – fomos ao famoso bairro da Recoleta em um dos dias, mas além da Feira de San Telmo, que é cheia de turistas e onde tudo é muito caro, não há muito mais o que se ver por lá. Mesmo o restaurante que visitamos nesse bairro, não chamou a atenção e era bem simples.
No próximo post, falarei sobre as sorveterias e cafeterias que visitamos. Segue abaixo todos os endereços dos lugares que mencionei.

Endereços:

Hotel Palace Regente
Suipacha, 934

Los Chilenos
Suipacha, 1024

La Chacra
Av. Córdoba, 941

Parrilla Peña
Rodríguez Peña, 682

Almacén e Restaurant Suipacha
Suipacha, 425

Edelweiss
Libertad, 431

Los Remolinos
Suipacha, 957

Politeama (melhor pedaço de pizza)
Esquina da Av. Corrientes com a Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário